sexta-feira, 17 de março de 2023

Assumindo a responsabilidade no processo terapêutico

Não é fácil assumir responsabilidades. Com o passar dos anos, elas aumentam, se acumulam e aí só temos a opção de encará-las. Muitas vezes é desesperador, pois nos vemos perdidos.

Algumas responsabilidades não podem ser transferidas ou delegadas aos mais próximos. Um exemplo: mudança em hábitos alimentares! Você pode se consultar com um médico, um nutricionista e então passar a seguir um cardápio personalizado. Você delegou esse serviço a outra pessoa, mas se alimentar de acordo com o que foi sugerido só depende de você! Essa é a sua responsabilidade no processo. Não existe possibilidade de ser uma pessoa saudável se você não fizer a sua parte. O protagonista de sua história é você! Outras pessoas irão lhe auxiliar, aconselhar, ajudar, mas você precisará trilhar o caminho com seus próprios pés.

Em consultas, não raramente, vejo que existe uma grande expectativa. Me sinto feliz quando recebo alguém que está disposto a mudar, que se interessa pela terapia, mas colocar toda a responsabilidade pela sua vida nas mãos de outra pessoa não é bom. O meu trabalho consiste em ouvir, captar cada informação da maneira mais sensível possível e entender a causa daquele problema. Após isso, com base em tudo o que estudei e experienciei, planejo e traço a rota do tratamento. Ter paciência e seguir as orientações é essencial para que os resultados apareçam. Sua participação ativa é fundamental! E isso é válido para qualquer outra coisa em sua vida. Seja para fazer exercícios em uma academia (com um personal lhe auxiliando) ou aprender um novo idioma.

A terapia não é uma fórmula mágica e, geralmente, problemas crônicos têm tratamento demorado. O problema se acumulou, logo, precisaremos de tempo para resolvê-lo. Tenha calma, não desista! Melhorar, ser mais feliz e saudável é totalmente possível e, acredite em mim, você merece! Vamos tentar isso juntos? Se você está aqui e decidiu assumir a responsabilidade de mudar para melhor, veja esse texto que escrevi com algumas dicas interessantes: dicas para melhorar sua energia.

Caso precise de apoio, você poderá me escrever em: bfelipe.psi@gmail.com

0 comentários:

Postar um comentário